Conheça quais são os principais benefícios da ginástica laboral
Resumo: Diminuição de afastamento, promoção de saúde e bem-estar… Conheça esses e outros benefícios da ginástica laboral.
Os benefícios da ginástica laboral já são amplamente conhecidos pelas grandes organizações, que vem criando programas de promoção de saúde e bem-estar com foco em atividades dessa natureza.
A partir dessas iniciativas, é possível observar uma melhoria na saúde integral do trabalhador, o que acaba por refletir nos resultados da própria empresa. Os níveis de absenteísmo (ausências por falta ou atraso) diminuem, assim como os afastamentos por motivação médica.
Também é notável os resultados relacionados à qualidade da prestação de serviço e da produtividade. Afinal, um trabalhador saudável tem melhores condições de cumprir suas atribuições em uma cadeia produtiva.
Para discutirmos esses e outros benefícios relacionados à ginástica laboral, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira!
Como é feita a ginástica laboral?
A ginástica laboral é um conjunto de exercícios planejados por um profissional competente para isso, como um fisioterapeuta ou educador físico. Na definição dos tipos de movimento e intensidade da atividade, ele leva em consideração o desgaste físico relacionado à atividade exercida pela equipe de funcionários.
Em geral, os exercícios são de baixo impacto e costumam levar cerca de 20 minutos para serem executados. Ou seja, praticamente qualquer pessoa está apta a praticar a ginástica laboral, que pode ser realizada em diferentes momentos do dia. A atividade pode ser:
Preparatória
A ginástica laboral preparatória é realizada antes ou durante as primeiras horas de trabalho e serve para preparar o corpo para os afazeres do dia. Nesse caso, o programa de exercícios traz alongamentos que auxiliam a circulação sanguínea e a lubrificação das articulações.
Compensatória
Já a ginástica laboral compensatória é praticada no meio da jornada de trabalho. O intuito, neste caso, é aliviar eventuais dores, diminuir a fadiga e evitar as doenças ocupacionais crônicas. Na prática, temos uma pausa para o relaxamento que também ajuda a descontrair o ambiente.
Quais os benefícios da ginástica laboral para o trabalhador?
Vejamos, então, quais são os principais benefícios relacionados à ginástica laboral.
Aumenta a qualidade de vida
Trabalhadores mais saudáveis, naturalmente, terão um ganho de qualidade de vida. Afinal, as atividades do dia a dia poderão ser encaradas com maior disposição.
Diminui doenças ocupacionais
As doenças ocupacionais são um grande problema para patrões e empregados. Devido ao tipo de atividade exercida, que pode envolver movimentos repetitivos, os funcionários costumam apresentar algum tipo de lesão muscular, óssea ou nas articulações.
Com a ginástica laboral, problemas dessa natureza podem ser em grande parte sanados, uma vez que os exercícios envolvem práticas de alongamento e relaxamento.
Melhora o ambiente organizacional
A ginástica laboral, em muitas empresas, é um momento de descontração para as equipes. Nos poucos minutos em que todos estão reunidos, é possível ouvir música, conversar e relaxar.
Reduz o turnover
Os funcionários se sentem satisfeitos por trabalhar em uma empresa que investe na saúde e bem-estar de todos. Dessa forma, são maiores as chances de se reter talentos.
Gostou de acompanhar este artigo sobre os benefícios da Ginástica Laboral?
Aproveite e siga a Unidas Bem-Estar no Instagram.